GARE_AEFP
Sistema GARE
(VT-AC-100) Somos Arqueologos
Designação da atividade | (VT-AC-100) Somos Arqueologos |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Visitas de Estudos / Visitas Temáticas / Saídas de Campo / Passeios Escolares (VE) |
Data de início | 1-01-2023 |
Data de término | 31-05-2023 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 400 - História |
Dinamizadores | Patricia Guilhermino Figueiredo |
Público-Alvo | 7º B |
Breve Descrição | Dinamizar uma aula prática dada por um Arqueólogo, transmitindo para além do seu conhecimento científico, a sua experiência pessoal. Tendo como principal objetivo dar continuidade à atividade "Arqueologia na sala de aula", contribuindo para a motivação dos alunos para o estudo e para a perceção da necessidade da carreira académica para adquirindo conhecimentos necessários inerentes a uma profissão a desempenharem no futuro. A comunicação educativa variada é um fator motivacional, através de exemplos práticos transmitidos em primeira mão por um interveniente direto em escavações arqueológicas e experimentando essa atividade no terreno. O Arqueólogo Hugo Pereira foi aluno nesta escola, é pai de um aluno desta escola e disponibilizou-se para dinamizar a continuação da aula dada, recriando uma pequena estação arqueológica no recinto da escola. Pretende partilhar a sua experiência profissional, partilhando com os alunos da turma informações e exemplos práticos da sua profissão como arqueólogo. A partir desta partilha, pretendemos despertar conjuntamente a consciencialização da importância da arqueologia e da extrema importância para o conhecimento da pré-história e das primeiras civilizações que abordamos no 7º ano. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais |
Objetivos | Adquirir conhecimento científico através da experiência pessoal. Motivar os dos alunos para o estudo . Experimentar a atividade de arqueologia. Despertar a consciencialização da importância da arqueologia e do saber académico. Fomentar o trabalho em grupo. Valorizar a experiência pessoal de cada aluno e contribuir para o seu enriquecimento. |