2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(TA-05) Nós e o Rio - a escola adota um troço do rio Real
Designação da atividade | (TA-05) Nós e o Rio - a escola adota um troço do rio Real |
---|---|
Escola | EB1 Bombarral |
Tipologia | Tema Aglutinador (TA) |
Data de início | 1-09-2012 |
Data de término | 15-07-2013 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico |
Dinamizadores | Clara Dionísio e Felicidade Esteves |
Público-Alvo | 1º Ano / 4º Ano |
Breve Descrição | Atividade constituída por diversas visitas de estudo a um troço do Rio Real, junto à Quinta da Granja em Bombarral, com a finalidade de observar a zona ribeirinha e realizar recolhas de água do rio para análise/estudo; estas saídas de campo estão integradas no Projeto Rios e contam com o apoio da Águas do Oeste que fornece o Kit do Projeto Rios. As visitas serão monitorizadas por dois técnicos que apoiam na implementação deste projeto: Alexandre Bárbaro da Associação PATO e Sara Duarte da Área de Comunicação e Educação Ambiental da Águas do Oeste. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Participação de pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento na Folha Informativa e no espaço do Agrupamento no Notícias do Bombarral Meta 2 Envolver pelo menos 1/3 dos alunos de cada turma em projetos e actividades de complemento curricular Meta 5 Participar em projetos/concursos nacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes Meta 6 Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior Finalidade 1 Melhorar os padrões de qualidade dos processos pedagógicos e do serviço educativo prestado à comunidade, reforçando a exigência o rigor e a disciplina Finalidade 3 Prosseguir o esforço de unidade do Agrupamento de Escolas, envolvendo toda a comunidade Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Este projeto tem como objetivos: adotar um troço do rio, caraterizar o sistema ribeirinho, divulgar junto da população a importância das zonas ribeirinhas, despertar nos alunos o interesse pela preservação ambiental, valorizar a importância dos rios e reconhecer o seu património. |