GARE_AEFP
Sistema GARE
(VT-EC-02) Jornadas Memória e Esperança
Designação da atividade | (VT-EC-02) Jornadas Memória e Esperança |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Certames / Exposições (CE) |
Data de início | 22-10-2021 |
Data de término | 30-10-2021 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas Expressões |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 400 - História |
Outras Estruturas | Clube OriArte Plano Estratégico de Educação para a Cidadania |
Dinamizadores | Coordenadora da Estratégia de Escola da Educação para a Cidadania |
Público-Alvo | 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / Professores |
Breve Descrição | Participação numa jornada de memória, luto e afirmação da esperança, que será assinalada por todo o país entre os dias 22 a 24 de outubro e que se traduzirá numa multiplicidade de ações ao nível de cada comunidade. Os principais objetivos são fazer memória das vítimas da pandemia do Covid-19 e homenagear todos quantos se entregaram ao atendimento dos que foram contagiados. Propusemo-nos a assinalar “a data” com a exposição de algumas mensagens escritas pelos alunos e colocadas em máscaras; com a leitura de alguns poemas por alunos de turmas do Secundário e apresentação de uma pequena peça musical pelos alunos do articulado do 9º ano . O título do projeto foi “O que a máscara (não) protegeu”. O objetivo é fazer de facto uma pequena reflexão sobre aquilo que nos aconteceu (e ainda está a acontecer), homenageando, criando memória, fazendo uma espécie de luto coletivo e, em simultâneo, afirmar a esperança num futuro mais solidário, partindo da consciência que somos todos vulneráveis e interdependentes. |
Objetivos | • Participar numa iniciativa que envolve toda a sociedade, que visa recordar os que morreram, os que sofreram, bem como os que trabalharam e lutaram para que superássemos a pandemia com sucesso. Ao mesmo tempo, visa aprender com as experiências vividas e ganhar balanço para construir um futuro melhor, mais justo e solidário. • Valorizar as histórias, aprendizagens, pontos de vista e os sonhos que as crianças e jovens fizeram desta pandemia. O mesmo se diga de outros membros da comunidade escolar e das escolas enquanto tal, que foram um dos cenários em que se evidenciaram algumas das grandes questões da pandemia, como, por exemplo, as desigualdades sociais e culturais. • Envolver todos os membros da comunidade escolar e promover a qualidade nas manifestações e atividades; dando sentido e horizonte ao que a escola e a comunidade viveu no período da pandemia. |