2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-AC-03) Oficina de robótica
Designação da atividade | (PI-AC-03) Oficina de robótica |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 1-09-2021 |
Data de término | 15-07-2022 |
Departamentos | Educação Especial Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 510 - Física e Química |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Ana Guerra, Célia Bento e Ana Vicente |
Público-Alvo | 8º E / 9º B |
Breve Descrição | No âmbito da continuidade da oficina de robótica do ano anterior, um grupo de 6 alunos do 8º ano (1 do 9º B e 6 do 8ºE) está a frequentar uma oficina de robótica, dinamizada pela professora Ana Guerra. O projeto teve como objetivo o contacto inicial com os conceitos de robótica, levando os alunos a descobrir/desenvolver, de forma lógica e intuitiva, conceitos de programação e de física a partir da resolução de problemas por meio de erros e acertos. Para isso foram dinamizadas atividades semanais, geradoras de cooperação em trabalhos de grupo, através da realização de pequenos projetos, como a construção de maquetes com lâmpadas, sensores, motores, LCD´s, entre outros componentes eletrónicos, que culminariam na criação de dois robôs que consistiam em dois carros capazes de se desviar de obstáculos de forma autónoma. Assim sendo, nessas sessões de trabalho, a equipa dos 6 alunos do 8º E junto com um aluno de Educação Especial aprendem através da realização de pequenos projetos, como a construção de maquetes com lâmpadas, sensores, motores, LCDs, entre outros componentes eletrónicos, com o objetivo da criação de dois robôs que consistem em dois carros capazes de se desviar de obstáculos de forma autónoma. |
Objetivos | - Desenvolver competências criativas, tecnológicas e culturais. - Desenvolver a competência comunicativa em língua espanhola. - Conhecer outras realidades culturais. - Desenvolver a capacidade de aprender. - Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural. |