2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-CT-01) Clube de Programação e Robótica - Clube Ciência Viva
Designação da atividade | (PI-CT-01) Clube de Programação e Robótica - Clube Ciência Viva |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 2-10-2023 |
Data de término | 14-06-2024 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 230 - Matemática e Ciências da Natureza 510 - Física e Química 520 - Biologia e Geologia 550 - Informática |
Outras Estruturas | Clube Ciência Viva |
Dinamizadores | Idalino Faísca, João Fadista, Patrícia Lopes |
Público-Alvo | 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F |
Breve Descrição | O Clube de Programação e Robótica é um clube extracurricular criado no âmbito do Projeto Clubes Ciência Viva na Escola. É um espaço aberto de trabalho em equipa e de partilha, onde se realizam atividades no âmbito da eletrónica, programação e robótica, utilizando ferramentas STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática), num ambiente multidisciplinar, onde se relacionam os conceitos de diversas áreas, numa perspetiva de “saber fazer” centrada na resolução de problemas. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais Meta 4 Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Desenvolvimento de projetos envolvendo a construção e a programação de Robots, a aprendizagem e/ou aprofundamento de conceitos básicos de mecânica, eletricidade, eletrónica, linguagens de programação e a participação em iniciativas que promovam uma visão abrangente do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação; Proporcionar um conhecimento mais profundo e integrador da ciência, da engenharia e da tecnologia, tendo por base o conceito de “aprender fazendo”; Proporcionar ao aluno a obtenção de resultados mais tangíveis, ao visualizar as suas ideias, os seus contratempos e os seus sucessos nos artefactos construídos; Aprender a planear, a programar, a criar, a resolver problemas e a pensar criticamente, projetando, construindo e ajustando algo com uma finalidade; Ligar conceitos e ideias a artefatos tangíveis (robôs), de forma a articular conhecimentos e competências das diferentes áreas do saber e promover outras formas de expressão do seu pensamento. |