Notícias

Nós e as Ciências

Nós e as Ciências

par Teresa Rodrigues,
Nombre de réponses : 1

Nós, turma CVL1, à descoberta de conhecimento... e ainda bem.

Contudo, muito mais haverá para explorar em cada "Explorando..." , tenho consciência que a maioria das conclusões não foram convenientemente concluidas por mim. No entanto, sei que aqueles bons pares de olhitos fotografaram momentos e resultados e algo ficou certamente. Fazer as ilustrações ainda se faziam, agora os registos, era necessário insistir que uma imagem, nesta situação necessita de palavras, de legendas, mas  eles continuam a achar que, "uma imagem vale mais do que mil palavras" . Escrever as conclusões era exigir um pouco mais e eu reconheço que para os meus alunos há dias que é uma trabalheira pensar!... Deste modo, talvez devesse ser mais exigente, ou talvez não, para que não se "corte" a motivação  pelas ciências.

Da reflexão feita no final do período: " Eu no 2º período adorei as ciências", " As ciências são espetaculares" , " No próximo período deviamos ter mais vezes ciências".            

                                       Até lá!... e Beijinhos nossos à professora Filipa.

En réponse à Teresa Rodrigues

Re: Nós e as Ciências, as Ciências e nós

par Utilisateur supprimé,
Não será uma resposta ao que anteriormente foi dito, mas sim uma continuação...uma reflexão sobre as metodologias utilizadas.
Avaliando as várias sessões, recorri sem dúvida, a um questionamento reflexivo, que vou partilhar com todos:
Com as aulas de Ciências Experimentais cada um explicita as suas ideias e modos de pensar sobre questões, fenómenos; argumenta e contra-argumenta entre si, com o outro e com o professor quanto ao fundamento das suas ideias; submete as ideias e teorias pessoais à prova de evidência, recorrendo ao processos científicos; recorre à escrita, de forma regular na elaboração dos relatórios e no registo de tudo o que é observado; avalia criticamente a conformidade das suas teorias com as evidências... enfim, o aluno cria o seu próprio conhecimento, ele próprio desenvolve as suas competências.
Assim, posso concluir que estas aulas proporcionam aos nossos alunos experiências diversificadas que contribuem para o desenvolvimento de capacidades e hábitos de natureza cognitiva, afectiva e social, estimulando a criatividade, o sentido crítico, o gosto pela descoberta, o gosto de comunicar, de enfrentar e resolver problemas.
Parafraseando um aluno:" nas aulas de ciências aprendi a verificar, a concluir se sei ou não sei, se conheço ou não conheço" e acrescento eu: "se sou ou não sou".
"Queremos continuar a ir aos laboratórios, queremos fazer experiências, queremos ver, mexer, observar, experimentar - deixem-nos continuar!"
Precisamos de maior motivação do que esta?