Introdução à programação

Site: Agrupamento Escolas Fernão do Pó - Bombarral
Disciplina: Centro de recursos - materiais de apoio do professor
Livro: Introdução à programação
Impresso por: Visitante
Data: terça, 30 de abril de 2024 às 15:29

1. Fundamentos de informática

Uma excelente opção para os alunos iniciarem sozinhos.

Aprenderão os fundamentos de informática arrastando e largando blocos. Criam os seus próprios desenhos e jogos, desenvolvem habilidades de resolução de problemas e a superar desafios divertidos. 

Code.org Home

1. Arrastar e soltar blocos

2. Sequenciar o Scrat

3. Programar com o Angry Birds 

4. Programação com Rey e BB-8

5. Programação com agricultora

6. Escrever com a abelha

2. Scratch Jr

O ScratchJr é uma linguagem de programação de iniciação que permite que crianças pequenas (dos 5 aos 7 anos) criem as suas próprias estórias e jogos interactivos. As crianças encaixam blocos de programação gráficos uns nos outros para fazerem os actores andar, saltar, dançar e cantar. As crianças podem modificar os actores no editor de pintura, adicionar as suas próprias vozes e sons, e até inserir as suas próprias fotografias – e depois utilizar os blocos de programação para dar vida aos seus actores

2.1. Interface Scratch JR

Programar é a arte de colocar um com**dor a desempenhar tarefas complexas. Ao ensinar programação promovemos o desenvolvimento de capacidades como a estruturação e organização de ideias, a criatividade, o espírito crítico, a resolução de problemas, o pensamento analítico e a atenção aos detalhes. O que a criança vai aprender, servirá ao longo da sua vida e não apenas para dominar a tecnologia lecionada.

A Ferramenta de trabalho principal será a linguagem de programação ScratchJr que com a sua interface “touch”, operadores com símbolos coloridos que encaixam entre si, múltiplos personagens e cenários torna esta atividade muito divertida para as crianças.

Explore o interface